Skip to main content

𝐆𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞 𝐓𝐫𝐚𝐧𝐬𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çõ𝐞𝐬 𝐕𝐢𝐬í𝐯𝐞𝐢𝐬 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐜𝐭𝐨 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐆𝐂𝐄𝐑𝐅, 𝐚𝐭𝐫𝐚𝐯é𝐬 𝐝𝐚 𝐀𝐃𝐈𝐍, 𝐧𝐨 𝐃𝐢𝐬𝐭𝐫𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐡𝐢ú𝐫𝐞 – 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐃𝐞𝐥𝐠𝐚𝐝𝐨

𝐆𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞 𝐓𝐫𝐚𝐧𝐬𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çõ𝐞𝐬 𝐕𝐢𝐬í𝐯𝐞𝐢𝐬 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐜𝐭𝐨 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐆𝐂𝐄𝐑𝐅, 𝐚𝐭𝐫𝐚𝐯é𝐬 𝐝𝐚 𝐀𝐃𝐈𝐍, 𝐧𝐨 𝐃𝐢𝐬𝐭𝐫𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐡𝐢ú𝐫𝐞 – 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐃𝐞𝐥𝐠𝐚𝐝𝐨

Prevenção do Extremismo Violento

Num distrito marcado por deslocações em massa, provocadas pela insurgência, e por profundos desafios económicos, começam a ressurgir sinais de esperança e resiliência. 

Em Chiúre, a incerteza ainda persiste, mas já não paralisa jovens que antes viviam sem esperança e que agora encontram caminhos para sonhar, criar oportunidades e inspirar as suas comunidades através do projecto de Prevenção do Extremismo Violento.

O Secretário Permanente do distrito, Fernando Tisso, enalteceu com convicção as transformações observadas, sublinhando que os resultados do Projecto de Prevenção do Extremismo Violento são “prova viva de que a juventude, quando apoiada e orientada, é capaz de reconstruir o seu próprio futuro”.

“O distrito de Chiúre tem uma população muito densa e, desde o início dos ataques extremistas, acolheu mais de 82 mil pessoas deslocadas. Foi e continua a ser um grande desafio para o governo local. Por isso, acreditamos que é fundamental que a juventude esteja cada vez mais consciencializada, para evitar acções que prejudiquem o seu desenvolvimento e o bem-estar das suas comunidades.

Hoje, podemos testemunhar mudanças visíveis nas comunidades onde o projecto está a ser implementado. Vemos jovens mais activos, a criarem os seus próprios negócios, a gerarem renda e a envolverem-se em práticas produtivas. Há melhorias na agricultura, no desporto e na forma como os jovens encaram o seu futuro. Estes resultados mostram que o trabalho feito pelos parceiros está realmente a transformar vidas.

Gostaria de deixar um apelo para que se continue a olhar com atenção para os jovens de Chiúre Velho, uma comunidade que recentemente sofreu com os ataques extremistas e que precisa de mais apoio para se reerguer.

Reforço a importância de dar continuidade a estas actividades, porque elas estão a aumentar a capacidade, a confiança e o potencial dos nossos jovens. Eles são o futuro de Chiúre e de Moçambique.”

O testemunho do Secretário Permanente reforça a relevância do investimento na juventude como caminho essencial para a consolidação da paz e da resiliência comunitária. As acções implementadas têm contribuído para fortalecer a coesão social e criar alternativas económicas sustentáveis para jovens e mulheres, afastando-os de contextos de vulnerabilidade e exclusão.

O Projecto “Prevenção do Extremismo Violento” é implementado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), em consórcio com a CCM-Cabo Delgado-Niassa, ASSANA, Fundação Nunisa e Associação Kuendeleya, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) e com o apoio do Fundo Global de Engajamento e Resiliência da Comunidade (GCERF).