Skip to main content

MAIS DE 30 FAMÍLIAS VÍTIMAS DE ATAQUES ARMADOS EM MEMBA, RECEBEM APOIO DA ACTIONAID E PARCEIROS

capa

A Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), em parceria com Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Programa Mundial de Alimentação (WFP), Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e instituições do governo local, levou a cabo uma missão multissectorial de resposta rápida no distrito de Memba, província de Nampula, para apoiar famílias deslocadas e vítimas de ataques armados atribuídos a grupos terroristas.

As acções abrangeram os postos administrativos de Lúrio e Chipene, onde 331 famílias perderam completamente as suas casas, o que obrigou centenas de pessoas a procurarem abrigo junto de comunidades acolhedoras.

Esta intervenção visava avaliar as necessidades imediatas, prestar apoio psicossocial e garantir assistência humanitária às comunidades afectadas, nomeadamente em Muairota, no posto administrativo de Chipene, e nas comunidades de Napeira, Nacutho e Tiquiriria A, no posto de Lúrio.

As AAMoz e parceiros distribuíram kits de alimentos, abrigo, higiene e dignidade, tendo beneficiado cerca de 1.655 pessoas.

No terreno, a situação revelou-se alarmante. As famílias perderam não só as suas casas, mas também os seus meios de subsistência e documentos pessoais. O levantamento feito pela equipa indicou falta de abrigo, alimentação, água potável e serviços de saúde, sendo que o centro mais próximo localiza-se a 11 km de Chipene e a 21 km das comunidades de Lúrio. Além disso, foi notória a necessidade urgente de apoio psicológico devido ao trauma e ao medo persistente de novos ataques.

A AAMoz também equipou as comunidades com duas mesas de protecção, uma para apoio psicossocial e outra para gestão de casos de Violência Baseada no Género (VBG), além de distribuir kits de recreação infantil, bicicletas e lonas para facilitar as actividades de campo