Skip to main content

JOVENS DE ERÁTI REFORÇAM CONHECIMENTOS PARA PREVENÇÃO DO EXTREMISMO VIOLENTO

CAPA

“Este treinamento foi benéfico porque traz mensagens que ajudam a descartar jovens de aderirem a grupos de malfeitores. Com esta formação, reflectimos e desencorajamos aqueles que lá estão e os que querem aderir ou pensam em aderir”,

Teve lugar esta semana, na localidade de Namapa, distrito de Eráti, província de Nampula, um treinamento sobre Prevenção do Extremismo Violento, promovido de Associação ActionAid Moçambique (AAMoz).

Dirigida a jovens de Eráti, a sessão teve como objectivo dotá-los de conhecimentos sólidos sobre violência, paz, reconciliação, causas do terrorismo, mecanismos de prevenção e o papel transformador da juventude no desenvolvimento local.

Para os participantes, esta capacitação representou uma oportunidade decisiva para compreender melhor as dinâmicas do terrorismo e fortalecer as defesas das suas comunidades.

Arcádio Barata, um dos jovens presentes, sublinhou a importância da formação e sensibilização na mudança de mentalidades.

“Este treinamento é muito bom porque, abre a mente das pessoas para não fazer o mal aos outros. Quem não quer que lhe façam mal também ganha consciência de que não deve praticar o mal”, disse.

Na mesma linha, Abibo Francisco afirmou que as mensagens transmitidas poderão contribuir para afastar jovens de grupos de malfeitores.

“Este treinamento foi benéfico porque traz mensagens que ajudam a descartar jovens de aderirem a grupos de malfeitores. Com esta formação, reflectimos e desencorajamos aqueles que lá estão e os que querem aderir ou pensam em aderir”, referiu.

Cremilda Maurício, outra jovem participante, realçou a importância do conhecimento adquirido para compreender conceitos fundamentais muitas vezes mal interpretados.

Foi um bom treino para podermos ter um entendimento claro sobre termos como terrorismo e radicalização. Este treinamento representa um passo importante na preparação da juventude para agir com responsabilidade e discernimento diante de desafios complexos.

Durante o encontro os jovens produziram mensagens de coesão social e promoção da paz, no âmbito da prevenção do extremismo violento.

Esta iniciativa está inserida no âmbito do projecto Prevenção do Extremismo Violento (PVE) e é uma réplica do treinamento intensivo realizado em Maputo, que durante dois dias reuniu organizações financiadas pelo Fundo Global para o Engajamento e Resiliência Comunitária (GCERF) e representantes do Governo, através da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).