𝐀𝐯𝐚𝐥𝐢𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐍𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐞𝐦 𝐂𝐡𝐢ú𝐫𝐞 𝐀𝐩𝐨𝐧𝐭𝐚 𝐂𝐚𝐦𝐢𝐧𝐡𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐑𝐞𝐬𝐢𝐥𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐞 𝐄𝐦𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐢𝐥
Prevenção do Extremismo Violento
Com o objectivo de contribuir para o fortalecimento da juventude no distrito de Chiúre, a Fundação NUNISA apresentou ao Governo Distrital, parceiros e líderes comunitários os resultados da avaliação de necessidades realizada nas localidades de Katapua–Sede e Meculane um estudo realizado no âmbito do Projecto de Prevenção do Extremismo Violento (PVE), implementado em consórcio liderado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), com o apoio do Fundo Global de Engajamento e Resiliência da Comunidade (GCERF), através da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).
O encontro, que contou com a presença da Administradora do Distrito, serviu para promover a reflexão conjunta sobre estratégias e próximos passos para a implementação de acções baseadas nos resultados do estudo. Durante a apresentação, a Fundação NUNISA partilhou dados que revelam simultaneamente desafios urgentes e um enorme potencial entre os jovens de Chiúre.
A maioria enfrenta barreiras significativas no acesso à formação profissional e ao emprego. Embora demonstrem grande interesse em actividades geradoras de renda, muitos carecem de capital inicial, orientação técnica e acompanhamento contínuo. Problemas como abandono escolar, gravidez precoce, violência baseada no género, consumo de substâncias e fraca participação nos processos de decisão continuam a limitar sonhos e oportunidades, reforçando a necessidade de intervenções integradas e sustentáveis.
Em respostas a estes desafios, a Fundação NUNISA em parceria com ActionAid, através do Projecto de Prevenção do Extremismo Violento, está desenvolver actividade de literacia e empreendedorismo juvenil, participação activa dos jovens e promoção da paz e coesão social.
No âmbito da capacitação económica, estão em curso formações em literacia financeira, gestão de pequenos negócios e competências para a prevenção do extremismo violento, complementadas pela criação de grupos de poupança e crédito rotativo (PCR) que oferecem acesso inicial a capital e oportunidades de negócio.
Para estimular a participação juvenil, o projecto está a estabelecer espaços seguros de diálogo, onde os jovens podem expressar as suas preocupações, propor soluções e envolver-se em processos de tomada de decisão a nível comunitário.
Por fim, com vista à construção de comunidades mais resilientes, estão a ser promovidos diálogos comunitários e inter-religiosos, actividades desportivas e debates que incentivam a convivência pacífica e o entendimento mútuo. Líderes comunitários, religiosos e grupos de jovens estão activamente envolvidos, contribuindo para a criação de ambientes mais coesos e menos vulneráveis à radicalização.
A Fundação NUNISA, integra o Projecto de Prevenção do Extremismo Violento, implementado em Cabo Delgado, Niassa e Nampula, até 2026, pela ActionAid Moçambique em parceria com a Associação ASSANA, o Conselho Cristão de Moçambique (CCM Cabo Delgado e Niassa), Movimento Activista Moçambique (MAM) e Associação Kuendeleya com o apoio do Fundo Global de Engajamento e Resiliência da Comunidade (GCERF) através da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).