GRUPOS DE POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO RECEBEM FINANCIAMENTO EM CHIÚRE
No âmbito da implementação do Projecto Prevenção do Extremismo Violento (PVE), a Fundação Nunisa, financiou, recentemente, Grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR), no distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado, com vista ao fortalecimento da autonomia económica comunitária.
A iniciativa beneficiou um total de cinco (5) grupos de PCR, sendo dois (2) localizados na localidade de Meculane e três (3) na Katapua-sede, tendo abrangido dezenas de membros que desenvolvem pequenas actividades económicas como forma de geração de rendimento e subsistência familiar.
O principal objectivo deste financiamento é reforçar o subsídio inicial das poupanças dos grupos, bem como criar melhores condições para que cada membro elabore e apresente o seu plano de negócio, por forma a possibilitar o acesso a fundos.
Com este apoio financeiro, espera-se dinamizar as iniciativas económicas locais, promover o auto-emprego, estimular a cultura de poupança, bem como reduzir a vulnerabilidade económica dos jovens e das comunidades.
Durante a entrega dos financiamentos, os beneficiários sublinharam a importância do apoio para o crescimento dos seus pequenos negócios, inclusão financeira, cooperação comunitária e o fortalecimento da coesão social.
Importa salientar que o Projecto “Prevenção do Extremismo Violento” é implementado nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa, num consórcio liderado pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), com financiamento do Fundo Global de Engajamento e Resiliência da Comunidade (GCERF), através da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).