ACTIVIDADES COMUNITÁRIAS REFORÇAM PROTECÇÃO E DIREITOS DAS MULHERES EM ALUA VELHA
No âmbito da resposta à emergência, a Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) realizou, recentemente, diferentes actividades comunitárias na Escola Primária de Alua Velha, distrito de Eráti, província de Nampula, com destaque para visitas domiciliares e sessões de sensibilização nos bairros de Agrico e Namis A.
As actividades visam promover a protecção, a saúde e os direitos das mulheres, das raparigas e das comunidades acolhedoras.
No bairro de Agrico, a equipa realizou visitas domiciliares que incluíram o acompanhamento de uma sobrevivente de união prematura e uma deslocação ao local conhecido como “casa do Agrico”, onde anteriormente se encontravam pessoas deslocadas.
Já no bairro de Namis A, as actividades centraram-se na sensibilização sobre higiene corporal e caseira, desnutrição infantil e VBG, onde participaram homens com idade ssuperiores a 30 anos. As sessões contribuíram para o reforço de conhecimentos sobre práticas de saúde, prevenção de riscos e responsabilidade comunitária.
Na Escola de Alua Velha, decorreu um encontro com mulheres participantes dos espaços seguros, onde foram ministradas sessões sobre direitos das mulheres, direito de acesso à informação e debatida a continuidade das actividades. As participantes manifestaram a necessidade de manutenção e reforço das sessões, considerando-as fundamentais para o seu empoderamento e protecção.
No âmbito das actividades com raparigas, foi feita a recapitulação das sessões anteriores e, como forma de apoio psicossocial, realizaram-se jogos recreativos tradicionais com o envolvimento dos pontos focais.
Importa referir que, esta actividade integra o trabalho das brigadas móveis no âmbito do projecto de protecção financiado pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e implementado pela AAMoz. Para além das sensibilizações, o projecto assegura atendimento psicossocial, gestão de casos de VBG, encaminhamentos e apoio à informação para fortalecer a resiliência e segurança das populações deslocadas.