Skip to main content

ACTIONAID, INGD E PARCEIROS REUNIDOS NA MANHIÇA PARA FAZER FACE À EMERGÊNCIA

Capa

A Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), reuniu-se esta terça-feira (20), com o governo distrital de Manhiça e o Instituto Nacional de Gestão do Risco de Desastres (INGD), num encontro que contou com a presença do administrador distrital, Matias Parruque, do vice-presidente do INGD, Gabriel Monteiro, da delegada provincial do INGD, Sara Matchie, e do presidente do Conselho Autárquico de Manhiça, Luís Munguambe.

Durante o encontro, o administrador Matias Parruque, identificou claramente as áreas mais vulneráveis do distrito e garantiu que já existem condições criadas na Ilha Josina Machel para acolher as populações afectadas, com infraestruturas prontas.

Segundo o dirigente, no Posto Administrativo de 3 de Fevereiro, as operações de resgate foram reforçadas com a entrada em funcionamento de três embarcações adicionais, aumentando a capacidade de resposta.

Dados do INGD indicam que, entre 21 de dezembro e 19 de janeiro, 594.681 pessoas, correspondentes a 11.937 famílias, foram afectadas por cheias e inundações em todo o país. Registaram-se 112 óbitos e a destruição de 12.233 casas. Só nas províncias de Gaza e Maputo, incluindo a Cidade de Maputo, foram afetadas 594.681 pessoas, sendo 330.390 em Gaza e 264.291 em Maputo.

Importa referir que o Governo, através do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), mobilizou meios significativos para a resposta, incluindo 14 embarcações, seis helicópteros e quatro aeronaves, o que assegurou apoio logístico às zonas mais críticas. Paralelamente, a ActionAid Moçambique e parceiros estão no terreno a realizar levantamentos de necessidades, a preparar planos de resposta humanitária e a manter monitoria contínua da evolução da situação.