FACILITADORES CAPACITADOS PARA REFORÇAR PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E FAMÍLIAS AFECTADAS PELAS CHEIAS EM MANHIÇA
Facilitadores e animadores comunitários participaram esta sexta-feira (06), num treinamento para a gestão de Espaços Seguros e Espaços Amigos da Criança na comunidade de 3 de Fevereiro, no distrito da Manhiça, província de Maputo.
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz) em parceria com o Núcleo Académico para o Desenvolvimento da Comunidade (NADEC), que visa reforçar a resposta humanitária dirigida às populações afectadas pelas recentes cheias e inundações que afectaram mais de 12.927 famílias nos Postos Administrativos de Manhiça-Sede, Calanga, 3 de Fevereiro, Xinavane e Ilha Josina Machel.
O treinamento marca o primeiro passo de uma intervenção conjunta que prevê, numa fase posterior, a implementação de acções de protecção, apoio psicossocial, gestão de casos e mobilização comunitária. No âmbito da resposta, está igualmente prevista a criação de outros espaços seguros em postos administrativos afectados pelas cheias, com o objectivo de ampliar o alcance do apoio às comunidades deslocadas.
Durante o treinamento, os participantes foram capacitados para actuar directamente nos centros de acolhimento, onde irão apoiar na identificação, encaminhamento e acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade, sobreviventes de violência baseada no género, famílias em risco e pessoas com necessidades especiais. A iniciativa pretende garantir uma resposta mais organizada e centrada nas necessidades das comunidades afectadas.
Segundo Hortência Timbe, do NADEC, o treinamento representa um passo decisivo para o fortalecimento das capacidades locais e permitirá uma intervenção mais eficaz e sensível ao contexto vivido pelas famílias deslocadas.
“Estamos a trabalhar com grupos dedicados à gestão de casos e outro focado na formação de facilitadores que irão actuar nos espaços amigos da criança. A nossa expectativa é que todas as intervenções garantam o respeito pelos direitos da criança. Queremos assegurar que haja identificação e encaminhamento adequado dos casos de crianças em situação de vulnerabilidade, para que todas as suas necessidades sejam atendidas e os seus direitos protegidos e respeitados”, afirmou.
Importa referir que, a AAMoz está a acompanhar de perto a situação das cheias e inundações em Manhiça e nos próximos dias irá proceder com a distribuição de kits nos dois centros de reassentamento estabelecidos no distrito.