Skip to main content

GRUPO DE POUPANÇA E CRÉDITO TRANSFORMA A VIDA DE AGRICULTORES EM CAIA

PCR

Um grupo de Poupança e Crédito Rotativo (PCR) do distrito de Caia, província de Sofala, concluiu recentemente um ciclo anual de poupanças com resultados impressionantes.

Composto por 31 beneficiários, o grupo arrecadou um total de 146.600 meticais, fruto das contribuições regulares e juros acumulados. Este marco reflete o compromisso dos participantes e o impacto positivo que as iniciativas comunitárias estruturadas podem ter na melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais.

Os membros do grupo utilizaram os fundos de forma estratégica para fortalecer os seus pequenos negócios e garantir o sustento das suas famílias. Entre os exemplos de uso dos empréstimos estão a compra de galinhas e cabritos, que geraram renda adicional para várias famílias.

Lídia António, uma das beneficiárias, referiu que a actividade de PCR tem um impacto positivo nas suas vida.

“Com o empréstimo que recebi, comprei galinhas e comecei um pequeno negócio. Hoje, consigo sustentar a minha família e ainda investir em mais aves para expandir. Estou muito feliz por fazer parte deste grupo”, afirmou.

Já Rosa Marcos, também membro do grupo, elogiou a organização e os resultados alcançados. 
“Graças à poupança e ao crédito, consegui comprar trigo e produzir bolos para vender. Os lucros permitiram reembolsar o empréstimo e ainda sobraram para cuidar das necessidades da minha família. Este projecto mudou a minha forma de pensar e trabalhar”, explicou Rosa, tendo acrescentado que “estamos muito felizes com os resultados. Pela primeira vez, conseguimos atingir as metas financeiras importantes e contribuir para o bem-estar das nossas famílias”, comentou.

Segundo o Oficial de Projecto, Elias Farnela, a prática de PCR tem sido um incentivo para expandir as actividades agrícolas e comerciais locais, por forma a promover o desenvolvimento económico das comunidades envolvidas.

“O impacto vai além das finanças, promove a participação activa dos membros em decisões importantes e cria uma rede de apoio entre os participantes”, frisou.

Importa referir que esta iniciativa faz parte do projecto “Gestão Integrada de Riscos Climáticos (ICRM), implementada pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), com o financiamento da Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA) em parceria com o Programa Mundial de Alimentação (PMA).
Mais sobre a projecto:

https://mozambique.actionaid.org/pt-pt/news/2024/crise-climatica-resili…